quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tron: O Legado – Graphic Novel do Filme

Quando falamos da transposição de um filme para quadrinhos, há três caminhos possíveis. Você pode contar uma história complementar a da película, que se passa antes, depois ou ao mesmo tempo do que está sendo contado nos cinemas. Na segunda possibilidade você reimagina os fatos do longa-metragem, sem se preocupar em contar exatamente a mesma história. A terceira opção foi aquela escolhida nesta graphic novel: contar literalmente o que está no filme e transpor a história para os quadrinhos, sem tirar, nem por.
É bom ressaltar que a primeira opção citada anteriormente já foi feita pela Marvel, hoje uma propriedade da Disney, que produziuTron: O Legado. A Casa das Ideias lançou nos EUA em 2010 a minissérie Tron: Betrayal, que se passa depois do filme original e relata o que levou aos acontecimentos vistos em O Legado. Porém, a HQ lançada pela Editora On Line no Brasil não é o material estadunidense, mas sim feito pela Disney Itália. A Terra da Bota possui uma efervescente produção de quadrinhos, principalmente no que se refere aos lados da Disney local.
Além de você ter a mesma informação duas vezes, a história possui poucos diálogos. Assim, a leitura não flui. Faltou uma limpeza do roteiro, retirando tudo que fosse redundante e transformando parte da narração em balões de diálogos.
Para piorar, a arte da graphic novel não combina com o mundo de Tron. Ok, as cores e a estética estão lá, mas é tudo colocado de uma forma muito simples e as caracterizações físicas dos personagens estão longe de serem convincentes. Uma arte mais realista, mas que, ao mesmo tempo, brincasse com o fato de boa parte da HQ acontecer em um mundo virtual, teria um melhor resultado.
Infelizmente, Tron: O Legado – A Graphic Novel deve ser evitada a qualquer custo. Resta-nos torcer para quem a Panini (ou outra editora) lance Tron: Betrayal e a adaptação do primeiro filme Tron, ambas produzidas pela Marvel.
(fonte: Judão)

Nenhum comentário: